quarta-feira, 30 de março de 2011

Fim do BBB!

Darei um tempo no meu precioso tempo atoa para dedicar as próximas linhas a um assunto que me irrita bastante. Andei pesquisando sobre esse lixo que se chama BBB. A ideia do programa surgiu com John de Mol em 1999, que emprestou o nome Big Brother do livro 1984, de George Orwell. A princípio parecia até ser uma boa ideia: colocar em uma mesma casa várias pessoas comuns para analisar o comportamento delas ante à pressão do privamento de contatos com o mundo exterior. Uma experiência parecida foi conduzida em 1971 pelo psicólogo Philip Zimbardo, chamada de “A experiência de Stanford”, em que 19 homens seriam selecionados entre guardas e presidiários numa espécie de prisão construída nos fundos da faculdade, visando ao estudo dos efeitos psicológicos numa cadeia. Esse evento foi retratado no filme alemão Das experiment, de 2001. Mas e o BBB, visa a que?


De fato, é aí que reside o grande problema do programa: é uma espécie de parque de diversões para a merda e a alegrias dos 'felizes' do lado de fora, nada mais. Não sei como a “atração” é conduzida nos outros países em que é produzida, mas a versão brasileira, desde o início, é um desfile de imbecilidades e diálogos da profundidade de um pires. Gente que quer aparecer a todo custo, submetendo-se a quase tudo, em busca de fama não por meio de algum talento artístico (embora alguns possam até ter mesmo, mas desacredito muito), mas muito mais pela superexposição, que cria uma enxurrada de “celebridades” sem nada a oferecer a não ser peitos, bundas... e chatice! E ainda há uma Rede Globo, que força a barra para transformar alguns em atrizes, apresentadores do “cansástico”... Exemplos não faltam de personagens desinteressantes que não servem nem como entretenimento pueril, que dirá para se tentar fazer qualquer análise sociológica ou comportamental. Será que quando de Mol idealizou o programa ele tinha noção de quanta imbelicidade estava por vir? Acho que não. Se tivesse noção, teria acabado desde o começo.


Já que o blog serve para postar coisas engraçadas, indicar filmes, expressar sentimentos, por que não indicar também alguns programas do tipo reality show ou series que não têm a idiotice que se vê num BBB? O People & Arts exibe alguns, o Discovery Channel, Warner Bros, entre outros. Enfim, há diversas opções na TV paga, mas também na TV aberta: ver "Super Nanny" ou "Dr. Hollywood" é infinitamente melhor do que se desgastar vendo aquelas discussões tolas dos idiotas do BBB. Aliás, ver qualquer coisa é melhor do que ver essa merda!


Esse programa sensacionalista de merda, onde só recrutam participantes que de classe media alta e que já moram fora do pais, eles não precisam da grana, não se preocupam com a conta no fim do mês e nem muito menos não tem filhos pequenos que precisam de atenção financeira por conta dos estudos e outras necessidades.


Pelo menos, é o que acho. 
E,  Bial, o jogo acabou pra você! Graças a Deus!
Sem mais! 

Um comentário:

  1. Embora tenha assistido à última edição do BBB, exatamente por falta do que fazer ou por falta do que assistir... Mas enfim concordo plenamente com você Dri, é aquele tipo de programa que não te acrescenta absolutamente nada, alias como são a maioria dos programas da rede globo. Mas então ta de parabens Dri, ficou ótimo o seu texto!

    ResponderExcluir